Quase todo mundo possui uma pequena farmácia em casa, com alguns remédios que toma com frequência, mas o que muitos não sabem é que deve haver alguns cuidado no medicamento com relação ao seu armazenamento.

Muitas pessoas simplesmente guardam os remédios em um local conveniente, de fácil acesso, o que pode ser um erro na maioria das vezes.

Medicamentos são muitos delicados, assim como os seus princípios ativos e quando estes não são bem armazenados, pode até mesmo acarretar a perda da eficácia dos mesmos.

Por este motivo, separamos algumas dicas de cuidado no medicamento com relação ao seu armazenamento e manuseio.

Leia atentamente as instruções

Muitas pessoas não se atentam, mas medicamentos possuem instruções de armazenamentos para garantir a sua integridade.

Na bula ou até mesmo na própria embalagem externa há sempre a informação do local adequado para guardá-los.

Não generalize

Não generalize achando que todos os medicamentos devem ser armazenados todos nos mesmos locais.

A regra geral é sempre mantê-los em um local seco e arejado, mas isto irá depender da forma do mesmo.

Por exemplo, comprimidos e remédios em pó devem sim serem mantidos em um local seco, já em contrapartida cápsulas oleosas necessitam de um local refrigerado para armazenamento.

Não que precise serem guardadas na geladeira, mas a exposição a altas temperaturas, como um armário de metal, pode fazer com que elas derretam.

Já xaropes, principalmente de antibióticos, após abertos devem sim serem mantidos na geladeira para manter o princípio ativo intacto.

Principalmente os antibióticos são muito sensíveis ao calor, por isto lembre-se sempre de armazená-los na geladeira após o uso.

Higiene em primeiro lugar

Assim como armazenar seus medicamentos em local errado pode afetar o seu funcionamento, a falta de higiene ao manuseá-los também.

Por este motivo, lave sempre bem suas mão antes de pegar um remédio, até mesmo para não contaminá-los por inteiro.

No caso dos antibióticos o cuidado deve ser ainda maior, pois uma vez contaminados eles perdem totalmente seu efeito e ficam inutilizáveis.

Concluindo

Armazenar corretamente seus medicamentos em casa é algo simples, basta seguir as instruções do fabricante e lembre-se, higiene é fundamental.

Cuidado no medicamento garantira que estes não percam seu efeito e possam ser usados por toda a sua validade.